"A grandeza de uma nação e o seu progresso moral podem ser avaliados pela forma como trata os seus animais" - Gandhi

Quem somos

A seguir apresentamos uma breve biografia de cada um dos membros da Comissão Coordenadora do Partido Pelos Animais.


António Santos

Nasceu a 20 de Abril de 1964 em Matosinhos, onde reside.

É empresário com actuação em diversas áreas, nomeadamente nos sectores da construção e transportes.

Ex-automobilista, participou no campeonato Nacional inter A de Karting, Troféu Seat Marbela, Campeonato Nacional de Velocidade de Turismo, Troféu BMW de Velocidade, entre outros.

Co-fundador, em 2007, e actual Presidente da Associação Desenvolvimento Natura, organização sem fins lucrativos dedicada aos animais e ao ambiente, que visa sobretudo a angariação de fundos e respectiva distribuição entre associações que lidem directamente com a protecção aos animais e a consciencialização da população em geral para as causas animal e ambiental. Co-responsável pela criação de uma petição, que obteve mais de 11.000 assinaturas, dirigida à Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) visando a exclusão da estilista Fátima Lopes de futuros eventos do Portugal Fashion, dada a defesa e promoção pública da utilização de peles verdadeiras na moda levada a cabo pela referida senhora.

- Sócio da Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza
- Sócio do Cantinho dos Animais Abandonados de Viseu
- Sócio da Associação dos Amigos dos Animais de Santo Tirso (ASAAST)



Fernando Leite

Nasceu a 26 de Setembro de 1963 em Chamalières (França), residindo actualmente em Lisboa.

Frequentou o curso de Direito na Universidade de Clermont-Ferrand (França) e na Universidade Lusíada do Porto, embora não tenha concluído a licenciatura. Foi consultor de arte na Galeria Mário Sequeira, uma das mais prestigiadas da Península Ibérica, e consultor de vendas, nomeadamente em diversas marcas automóveis, área na qual opera actualmente, especificamente na Volvo Auto Sueco.

Desempenhou ainda funções na área da formação, da tradução e das relações públicas, destacando-se a sua passagem pelo Sporting Clube de Braga, no final dos anos 90.

Co-Fundador e membro dos corpos sociais da Associação Desenvolvimento Natura.



Paulo Borges

Nasceu a 5 de Outubro de 1959 em Lisboa, onde reside.

É Licenciado, Mestre e Doutor em Filosofia, sendo Professor do Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa desde 1988.

Autor de diversas obras de poesia e ensaio filosófico (para ver a lista completa, visite www.pauloborges.net), um romance e uma peça de teatro, além de centenas de conferências e artigos em revistas científicas e obras colectivas, publicados em Portugal, Espanha, França, Itália, Alemanha e Brasil.

Membro da Comissão Organizadora das visitas de S.S. o Dalai-Lama a Portugal em 2001 e 2007 e tradutor-intérprete dos seus ensinamentos nesta última visita. Praticante de meditação budista desde 1981 e instrutor da mesma desde 1999.

Amigo dos animais por vocação e tradição familiar. Defensor, em todas as suas intervenções públicas, da necessidade de uma nova consciência planetária, movida pelo amor à natureza e a todos os seres sensíveis.

- Sócio-fundador e membro da Direcção do Instituto de Filosofia Luso-Brasileira
- Membro correspondente da Academia Brasileira de Filosofia
- Membro Fundador da APERel - Associação Portuguesa para o Estudo das Religiões
- Co-Director da Revista “Nova Águia”
- Presidente da União Budista Portuguesa
- Presidente da Associação Agostinho da Silva
- Presidente do Movimento Internacional Lusófono



Pedro Oliveira

Nasceu a 3 de Abril de 1960 em Lisboa, residindo actualmente em Oeiras.

Licenciou-se em Direito na Faculdade de Direito de Lisboa, frequentando depois o Curso de Técnico Superior de Segurança e Higiene do Trabalho, bem como diversos cursos complementares ligados à área, em que desempenhou funções ao longo dos últimos oito anos, tendo anteriormente exercido advocacia por conta própria.

É estudante e praticante de Budo (artes marciais) desde 1978, incluindo Iaido (2º Dan), Kendo (1º Dan), Jodo, Kick-Boxing, Krav Maga, Full Contact e Taekwondo. Pratica ainda mergulho subaquático, yoga e skydiving.

Como praticante de Budismo, respeita todos os seres sensíveis do mesmo modo, uma vez que todos eles, humanos e não humanos, buscam o fim do sofrimento e das suas causas.

Em Janeiro de 2007 iniciou uma Petição na internet que tem como objectivo parar com o massacre anual de golfinhos que tem lugar anualmente em Taiji, no Japão. A petição tem, neste momento, mais de 1.278.000 assinaturas.

- Sócio da União Budista Portuguesa
- Sócio/Amigo da Fundação Kangyur Rinpoche
- Membro da AVAAZ.ORG, uma rede de mobilização global com uma simples missão democrática: acabar com a brecha entre o mundo que nós temos e o mundo que queremos
- Membro da Oxfam International
- Membro da Children International
- Activista cibernético da Greenpeace
- Sócio da Associação de Kendo de Lisboa
- Sócio da Federação Portuguesa de Krav Maga
- Sócio do Centro Português de Actividades Subaquáticas
- Sócio da Associação Desportiva de Oeiras

Publicado por PPA no dia 5 de junho de 2009




Blogger templates made by AllBlogTools.com
Blogger   templates